Na tarde da segunda-feira, dia 8, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) organizou assembleia com jornalistas do jornal O Estado de São Paulo para discutir as estratégias de luta a serem adotadas diante do anúncio de “reestruturação” no veículo, que custará o emprego de dezenas de trabalhadores, cujas demissões já estão em andamento.
A direção do SJSP continua insistindo na abertura de negociações com a empresa e fará gestões para anular as dispensas. Os jornalistas, em conjunto com a direção da entidade, definiram também os três próximos passos a serem adotados: tomar as medidas judiciais cabíveis; reforçar a urgência da abertura de uma negociação com a empresa e a realização de uma nova assembleia. Além disso, ficou decidido buscar interlocução com outros sindicatos de trabalhadores com representatividade na empresa, com o intuito de fortalecer a mobilização.
"É importante ressaltar a postura de intimidação, tomada pela direção do Estadão, que além de se negar a negociar com o SJSP, orientou os jornalistas a não participarem da assembleia", denuncia o Sindicato.
Fonte: SJSP