O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) promove, no próximo dia 27 de março, às 19hs, no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15), situado na antiga rua Belo Horizonte, 291, Farol, Maceió, a instalação da Comissão da Verdade dos Jornalistas Alagoanos. Na oportunidade, o jornalista Audálio Dantas, alagoano radicado em São Paulo e presidente da Comissão da Verdade da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) apresentará o livro “As duas guerras de Vlado Herzog”, seguido de sessão de autógrafos e coquetel.
A comissão será responsável por elaborar um relatório sobre os crimes de violação aos direitos humanos praticados contra jornalistas durante a ditadura militar, por suas ideias e atuação profissional, em um período de exceção no país. A Comissão da Verdade do Sindjornal é formada pelos jornalistas Anivaldo Miranda, Edberto Ticianelli, Adelmo dos Santos, Graça Carvalho, Olga Miranda (filha de Jaime Miranda, jornalista alagoano sequestrado em 1975 e desaparecido até hoje) e Valdice Gomes.
Caberá ao grupo convocar jornalistas e outras pessoas interessadas na temática, além dos familiares das vítimas, para ouvir depoimentos e sugestões de nomes que possam contribuir com informações sobre os acontecimentos da época.
Além de recuperar histórias de jornalistas vítimas da ditadura militar, a comissão também vai levantar informações não só dos profissionais, mas, também, as violações contra a liberdade de imprensa, como censura oficial a jornais que tenham representado o cerceamento ao direito à informação.
Para a presidenta do Sindjornal, Valdice Gomes, todos que foram vítimas da ditadura porque lutavam por liberdade tem direito à memória, à verdade e também à justiça. “A Comissão tem a importante missão de resgatar a memória e a verdade a respeito dos crimes contra integrantes da categoria, mas não podemos perder de vista a busca por justiça”, destacou.