Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
06/07/2011
Conselho Federal da OAB apoia PECs do diploma
 

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou, em sessão plenária realizada na última segunda-feira (04), seu apoio às Propostas de Emenda Constitucional (PECs) que instituem a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista. Tal posição reforça o movimento pela votação das PECs que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado.

Em abril último o presidente da FENAJ, Celso Schröder, solicitou ao presidente da OAB, Ophir Cavalcante, que discutisse um posicionamento frente à decisão do Supremo Tribunal Federal que, em 2009, extinguiu com a exigência do diploma como requisito para o exercício da profissão de jornalista.

O relator da matéria, conselheiro federal Leonardo Accioly da Silva, de Pernambuco, apresentou seu voto favorável ao apoio da OAB Nacional às PECs. A proposta foi respaldada pelas delegações de 17 estados (Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí e Rondônia). Os votos das bancadas do Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul foram considerados nulos e a tese minoritária, de que por se tratar de matéria constitucional, a última palavra seria do STF, teve o apoio de 7 delegações .

“Tivemos um excessivo debate sobre o tema, com duas correntes que se manifestaram”, afirmou o conselheiro Danilo Mota, da OAB/CE, após a sessão. Ele destacou que a maioria do colegiado optou pela argumentação que fundamentou o conteúdo das PECs de autoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), sustentando a necessidade da qualificação acadêmica para o exercício da profissão de jornalista.

Para o presidente da FENAJ a decisão do “Conselhão” da OAB se reveste de grande importância. “Ela reafirma a trajetória histórica da OAB de defesa da democracia e dos ideais republicanos”, sentenciou Celso Schröder, lembrando que a OAB tem uma tradição de parceria em lutas conjuntas com a FENAJ. “A OAB defendeu a criação do Conselho Federal dos Jornalistas, defendeu a manutenção do diploma quando o processo tramitava no STF e essa parceria se consolida agora com uma posição clara e pública em defesa das PECs do diploma”, registra.

Schröder conta que, após este importante apoio da OAB, uma das prioridades é buscar a reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma. “E com isso nossa expectativa é de que as PECs sejam votadas brevemente, como já sinalizaram os presidentes da Câmara, Marco Maia, e do Senado, José Sarney”, finaliza.

A coordenação da campanha em defesa do diploma orienta seus apoiadores a prosseguirem buscando mais adesões ao abaixo assinado dos cidadãos, o Manifesto das Entidades e de sensibilização dos deputados e senadores pela aprovação das PECS.

Fonte: Fenaj

26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
17/12/2015 Toffoli suspende trecho de lei do direito de resposta
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções