A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) está convocando os jornalistas para que participem amanhã, terça-feira, dia 21 junho, do Dia Nacional em Defesa da Formação e Regulamentação Profissional do Jornalista. Entre as atividades programadas, será distribuída uma carta à sociedade e uma moção de apoio à campanha para sensibilizar a Justiça, que deverá julgar, em agosto, recurso da FENAJ contra decisão que dispensa a obrigatoriedade do diploma.
O recurso da FENAJ contra a decisão da juíza Carla Rister, de acabar com a obrigatoriedade do diploma de jornalista, será julgado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, em São Paulo, assim que tiver um parecer da comissão de juízes federais. O relator do processo, juiz Manoel Álvares, garantiu que até 11 de agosto daria seu voto. O juiz é um dos quatro integrantes da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal de São Paulo. Ele afirmou que ainda não tem posição sobre o mérito da ação, pré-condição para que a questão entre na pauta de julgamentos.
Em todo o país estão sendo preparados debates, atos públicos e manifestações em Câmaras e Assembléias Legislativas, além de reuniões com entidades e instituições.