Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
18/06/2005
Revistas semanais vendendo matérias?
 

Alguém já ouviu falar em revistas semanais vendendo matérias? Bom, pelo menos quem ouviu uma fita de posse da Polícia Federal (PF) pode garantir que sim. O jornal "Folha de S.Paulo" , na edição de hoje (18), aborda o conteúdo de uma fita da PF onde publicitário aparece oferecendo uma capa da revista "IstoÉ Dinheiro". O publicitário admitiu o erro para o jornal, mas editoras negam venda de matéria.

A Polícia Federal estava monitorando os dirigentes da cervejaria Schincariol e gravou uma conversa telefônica entre o publicitário Luiz Lara, da agência Lew, Lara, que atende parte das contas da cervejaria, com Adriano Schincariol, diretor da empresa. No diálogo, Lara sugere a Schincariol a compra de uma reportagem de capa da revista "IstoÉ Dinheiro", da Editora Três, de propriedade de Domingo Alzugaray.

Segundo a "Folha de S.Paulo", num trecho da gravação, Schincariol e Lara conversam sobre a possibilidade de "blindarem" as revistas "IstoÉ" e "Época", da Editora Globo. Lara afirma a Schincariol que Alzugaray estava com graves problemas financeiros e que, se ele desse até R$ 1 milhão, conseguiria uma reportagem de capa da "IstoÉ Dinheiro".

O diálogo, ocorrido em 17 de dezembro de 2004, foi confirmado por Luís Lara ao jornal. Schincariol está detido na Polícia Federal em São Paulo, e seu advogado disse que seu cliente não teria como comentar a gravação.

Lara afirmou à Folha que agiu de forma indevida e que nunca comprou uma reportagem de capa de uma revista. "Cometi um excesso inadvertido. Falei demais e assumo toda a responsabilidade", teria dito Lara.

Dois meses depois do diálogo, no dia 23 de fevereiro deste ano, a "IstoÉ Dinheiro" publicou a reportagem de capa: "A virada da Schin".

Em nota enviada à Folha na última quinta-feira, Alzugaray nega que sua editora venda reportagens de suas revistas e diz desconhecer o teor do diálogo. Para ele, "Schincariol foi capa da revista "Dinheiro" por méritos próprios: dobrou suas vendas em um ano".

O diretor de Redação da revista "Época", Aluizio Falcão Filho, negou enfaticamente à Folha que a revista venda suas reportagens. Segundo ele, a "Época" publicou duas reportagens sobre a Schincariol. Uma, em dezembro de 2003, com denúncias de sonegação fiscal e enfoque bastante negativo à Schincariol. A outra, em 13 de dezembro de 2004, portanto antes da gravação da PF, a respeito do estudo da Trevisan.

Outro lado

O publicitário Luiz Lara, da Lew, Lara, em comunicado enviado à imprensa, diz: "Durante a conversa com Adriano Schincariol, reconheço que me excedi inadvertidamente, pois uma agência de publicidade não tem a função nem o poder de interferir no conteúdo editorial dos veículos de comunicação".

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções