O deputado federal Celso Russomano (PP-SP) informou hoje (15), ao "O Jornalista", que pediu a retirada do projeto de Lei 5253/05, que criava a Ordem dos Jornalistas do Brasil (OJB). "Vários colegas me encaminharam sugestões. Resolvi solicitar a retirada e fazer algumas alterações no projeto. Devo reapresentá-lo em breve", explicou o deputado. Esta foi a sétima tentativa de criação de Ordem ou Conselho e a terceira do deputado paulista.
A primeira tentativa de Celso Russomanno de criar a Ordem foi em janeiro de 1998, mas a proposta acabou arquivada em outubro de 2001. Em 2002, um projeto com o mesmo teor (PL 6817/02) foi apresentado pelo parlamentar, mas foi recusado em 2004, pelo Plenário, junto com proposta do Executivo que criava o Conselho Federal de Jornalismo (PL 3985/04).
O projeto que acaba de ser retirado por Russomanno, além de criar a OJB, previa alterações no exercício da profissão de jornalista, com o objetivo de "disciplinar os excessos em que incorrem certos profissionais inescrupulosos e indiferentes à ética".
Russomanno também afirmou que está aberto para receber sugestões da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).