Elias Maluco foi condenado, no último dia 25 de maio, a 28 anos e meio de prisão por homicídio triplamente qualificado do jornalista Tim Lopes, formação de quadrilha e ocultação do corpo de Tim. Amanhã (14), mais um acusado pelos mesmos crimes será julgado no Rio de Janeiro (RJ). Trata-se de Claudio Orlando do Nascimento, o "Ratinho", que teria tido um papel de destaque na tortura e morte do jornalista.
O julgamento de "Ratinho" promete ser longo, já que a defesa insiste na inocência do acusado. Os outros cinco acusados pelos mesmos crimes, que também deveriam ser julgados amanhã, tiveram seus julgamentos adiados devido a uma greve na Defensoria Pública.
O Caso Tim Lopes
Tim Lopes desapareceu em 2 de junho de 2002, na Vila Cruzeiro, favela que fica localizada no complexo do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), depois de ser reconhecido e capturado por traficantes ligados a Elias Maluco, quando fazia reportagem sobre um baile funk onde haveria consumo de drogas e sexo explícito com exploração de menores.
Após ser capturado pelos traficantes, Lopes foi levado para o morro da Grota, também no complexo do Alemão, onde foi torturado, esquartejado, morto e queimado com pneus para destruir os vestígios do crime.