Cerca de 50 jornalistas foram detidos hoje (08), em Katmandu, durante manifestação pela liberdade de imprensa. Os jornalistas pediam ao governo que suspendesse a proibição às emissoras de rádio FM de transmitir noticiários.
Entre os detidos se encontram o presidente, o vice-presidente e outros dirigentes da Federação Nepalesa de Jornalistas (FNJ), que reúne a maioria de associações de jornalistas do país.
Segundo agências internacionais, a polícia fechou a cerca do parque de Bhrikuti Mandap, onde os jornalistas haviam se reunido, o que impediu os manifestantes de percorrer as ruas da capital.
A manifestação tinha sido convocada pela FNJ para protestar contra a censura do novo regime imposto no país após o golpe de Estado real, em fevereiro, que proibiu as estações de rádio FM de emitir noticiários, o que fez mais de mil jornalistas serem despedidos nos últimos quatro meses.
Os jornalistas nepaleses organizaram o Movimento para Salvar a Rádio Independente e anunciaram que as emissoras devem emitir os noticiários por meio de alto-falantes colocados nos arredores das redações.