A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) promove, no dia 18 de junho (um sábado), na cidade de São Paulo, um curso de cobertura investigativa de administrações municipais, com o jornalista Evandro Spinelli. No curso, serão abordadas diversas técnicas de acompanhamento e fiscalização de atos do poder público municipal, usando ferramentas de reportagem com o auxílio do computador e documentos públicos.
O curso de São Paulo ocorrerá na sede da Abraji (Rego Freitas, 454/8º andar - São Paulo), das 9h às 18h. As vagas são limitadas a 25 alunos. Posteriormente, deverão ser programados cursos semelhantes no Rio e, mediante demanda, em outras cidades.
A taxa de inscrição será de R$ 50 para sócios da Abraji em dia com a anuidade e de R$ 80 para não-sócios. O pagamento é antecipado. Escreva para abraji@abraji.org.br enviando seus dados, para saber sobre os procedimentos de depósito. Para mais informações, telefone para (0xx11) 3214-3766, ramal 205.
Programa do curso
O curso tem o objetivo de dar subsídios técnicos aos jornalistas envolvidos na cobertura de órgãos públicos, especialmente prefeituras, sobre como identificar e desenvolver pautas em fatos muitas vezes corriqueiros e sobre como investigar temas complexos envolvendo governos e administração pública. Os temas são abordados de maneira teórica e também analisando casos concretos, muitos deles investigados pelo próprio monitor do curso.
Serão abordados os seguinters tópicos: O que é jornalismo investigativo; O que dizem as leis (LRF, Licitações etc.); Corrupção - como descobrir; Como explorar os Diários Oficiais; Como identificar manipulação de dados financeiros; Como analisar orçamentos públicos; Acesso a documentos públicos; Como lidar com fontes na política; O acompanhamento de projetos de lei; Como analisar licitações, editais e contratos; Como montar bancos de dados com informações úteis para a cobertura de administração pública; As relações dos doadores de campanha com os governos e promessas de campanha.
Evandro Spinelli, 33 anos, atua há nove anos no jornalismo. É repórter de política e administração pública do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto. Foi repórter da Folha de S.Paulo no caderno Folha Ribeirão e, por um curto período, na Sucursal de Brasília do jornal. Atuou em importantes coberturas como a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a campanha presidencial de 2002 e as campanhas para prefeito em 2000, que elegeu Antônio Palocci Filho, e 2004. Trabalhou também como repórter e editor no jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto. Antes, foi assessor da Câmara Municipal de Ribeirão Preto e da Prefeitura de Matão. Também é formado em Processamento de Dados e monitor de cursos de RAC (Reportagem Auxiliada por Computador).
Fonte: Abraji