Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
25/05/2005
Maluco é condenado a 28 anos e meio de prisão
 

O traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, foi condenado hoje (25/05), a 28 anos e meio de prisão  por homicídio triplamente qualificado do jornalista Tim Lopes, formação de quadrilha e ocultação do corpo de Tim. O julgamento durou cerca de 15 horas. Os advogados do Maluco avisaram que vão recorrer da sentença do 1º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro e culparam a imprensa pela condenação de Maluco. Durante o julgamento, o advogado do traficante afirmou que, "se dependesse da imprensa", seu cliente "já estaria condenado". "Não precisaria nem haver julgamento", disse durante defesa do réu.

O juiz deferiu um novo desmembramento do processo e o outro acusado, Ângelo Ferreira da Silva, o Primo , não foi julgado, como dissemos anteriormente. O pedido de desmembramento foi uma estratégia da defesa de Primo. O julgamento de Primo e de outros cinco acusados só deve ocorrer em 14 de junho próximo. No processo, os réus são acusados dos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e formação de quadrilha.

Vestindo calça jeans e camisa branca, Elias Maluco acompanhou a sessão em silêncio. Disse que quem falaria por ele seriam seus advogados e afirmou apenas que trabalhava como "pintor de autos".

O Caso Tim Lopes

Tim Lopes desapareceu em 2 de junho de 2002, na Vila Cruzeiro, favela que localizada no complexo do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), depois de ser reconhecido e capturado por traficantes ligados a Elias Maluco, quando fazia reportagem sobre um baile funk onde haveria consumo de drogas e sexo explícito com exploração de menores.

Após ser capturado pelos traficantes, Lopes foi levado para o morro da Grota, também no complexo do Alemão, onde teria sido torturado, esquartejado, morto e queimado com pneus para destruir os vestígios do crime.

Currículo

O traficante Maluco já esteve preso sob acusação de seqüestro, mas foi solto porque, depois de quatro anos, não havia sentença no processo. Ele foi preso em 1996 pela DAS (Divisão Anti-Seqüestro). Em julho de 2000, conseguiu o habeas corpus que garantiu sua liberdade.

Em novembro de 2003, ele foi condenado pela 23ª Vara Criminal do Rio a 18 anos de prisão pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas. Em dezembro de 2002, Elias Maluco já havia sido condenado a 13 anos de prisão, também por tráfico e associação para o tráfico de drogas, no processo que envolve o cantor Marcelo Pires Vieira, o Belo.

Abaixo foto divulgada pela Assessoria de Imprensa do Tribunal, onde Elias Maluco aparece de cabeça baixa durante o julgamento.

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções