Começa hoje (24), após decorridos quase três anos do brutal assassinato do jornalista Tim Lopes, o julgamento de dois assassinos presumidos do nosso colega. Terão eles punição exemplar? Tudo indica que ganharão teto, comida quentinha, visitas íntimas, direito a rebeliões e quem sabe até terão celulares e comandarão o tráfico do interior dos presídios a que serão recolhidos. Quando a sociedade irá reagir?
Os acusados da barbárie não correrão o menor risco de passar ou morrer de fome. Enquanto isto, muitos brasileirinhos e brasileirinhas morrerão de fome nas aldeias e ruas de nossas cidades.
Países ditos civilizados enfrentaram os bárbaros com a forca e a guilhotina. Não achamos nem defendemos que este deva ser o caminho a ser seguido pelo Brasil. Somos contra a pena de morte. Mas, defendemos sim que o país discuta a instituição da prisão perpétua. Seria isto anti-democrático? Será que já não seria hora do Brasil instituir a prisão perpétua, conjugada com trabalhos forçados, para os barbáros de plantão? Ou já passou da hora?