São Paulo terá ato público em defesa da Liberdade de Imprensa e contra a censura no Brasil. Ele será realizado na quarta-feira, dia 1º de junho, Dia Nacional da Imprensa, às 12h00, na frente da sede do Tribunal de Justiça de São Paulo - Praça Clóvis Beviláqua (ao lado da Praça da Sé). O ato é uma manifestação de inconformismo com a censura, ameaças e violências contra o jornalismo e, em especial, contra seus profissionais.
O ato está sendo organizado pela FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e a AJAESP (Associação dos Jornalistas Aposentados do Estado de São Paulo) e deverá contar com a participação de instituições, entidades, movimentos e personalidades identificados com a defesa da Liberdade de Imprensa no Brasil.
Neste dia, a FENAJ lançará, em ato público, em todas as manifestações que os Sindicatos de Jornalistas a ela filiados realizam em todo o Brasil, sua Campanha Nacional em Defesa da Liberdade de Imprensa.
Os manifestantes deverão usar uma mordaça negra, para simbolizar a luta contra a censura. O ato marcará o repúdio às decisões judiciais em outros Estados, que censuram e procuram amordaçar jornalistas e autores.
Fernando de Morais, Jorge Kajuru, Fernando de Santis e Joacir Gonçalves são esperados no ato, assim como todos os que têm sido ameaçados ou atingidos diretamente por essas iniciativas que ferem a liberdade de imprensa e de expressão.