Os últimos dias não foram fáceis para os jornalistas brasileiros. Se já não bastasse a censura às fitas de Rondônia, tivemos ainda ameça de morte, atentado, processo e condenação: tudo contra jornalistas brasileiros.
Jornalista é ameaçado de morte pelo prefeito, em festa da Prefeitura de Itaquaquecetuba (SP)
O jornalista Joacir Gonçalves foi agarrado e ameaçado de morte pelo prefeito de Itaquaquecetuba (SP), Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia (PL), e agredido fisicamente por organizadores de uma festa da Prefeitura, realizada no sábado (14/05), no Parque Ecológico da cidade. Gonçalves conta que foi ameaçado pelo prefeito com a seguinte frase: “Comigo aqui é diferente, eu vou te matar.” As informações são do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Saiba mais sobre o caso clicando aqui.
Casa de jornalista pega fogo misteriosamente
Tocantins. A jornalista Sandra Miranda, que atua no Estado há 22 anos, teve sua casa incendiada. Por sorte, conseguiram controlar o fogo. As informações são do Jornal da Manhã. Saiba mais sobre o caso clicando aqui.
Jornalista Rubens Coutinho é processado
O jornalista Rubens Coutinho, editor de "O Estado de Rondônia", está vivendo uma situação inusitada, sem precedentes na história do jornalismo rondoniense: o Estado de Rondônia, isso mesmo, o Estado de Rondônia, através da Procuradoria Geral, moveu uma ação pedindo indenização a Rubinho por suposto crime de imprensa.
Segundo a ação, o jornalista teria causado danos ao Estado. Considerado polêmico, o jornalista foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia a indenizar o então senador Rubens Moreira Mendes em mais de 30 mil reais. O jornalista alega que não possui bens para indenizar Moreira Mendes. A Justiça mandou fazer avaliação e penhora de bens na casa do jornalista para levá-los a leilão e assim pagar a indenização de Moreira Mendes. No momento este processo está em fase de execução. Saiba mais clicando aqui.
Kajuru é condenado a indenizar governador de Goiás
O jornalista Jorge Reis da Costa, o Jorge Kajuru, foi condenado a pagar 100 salários mínimos como indenização por danos morais ao governador de Goiás, Marconi Ferreira Perillo. Motivo: num programa de rádio, Kajuru afirmou que o governador utilizava verba secreta do Palácio das Esmeraldas para comprar presentes, jóias, comida e bebida alcoólica. As informações são da Revista Consultor Jurídico. Saiba mais clicando aqui.