Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
03/05/2005
1º de Maio virou Festa da Uva?
 

Pão e circo. As comemorações do último Dia do Trabalhador, no Brasil, em nada lembraram um dia de luta. A data esteve mais para um medíocre espetáculo circense ou uma "Festa da Uva", capitaneado pelas duas maiores centrais sindicais do país. Tivemos de tudo, desde discurso de Severino Cavalcanti, sorteios, emboladas, até sindicalista posando de jornalista. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) distribuiu nota lembrando que "1º de Maio é dia de luta". Veja a íntegra da manifestação abaixo:

1º de Maio é dia de luta

"Federação denuncia precarização e desemprego, e chama a atenção para a necessidade de valorização da profissão de jornalista. “Para a FENAJ, o dia do trabalhador pode e deve ser festejado, mas sem perder a perspectiva da mobilização e da luta”. É no mínimo estranha, pra não dizer condenável, a comemoração do dia do trabalhador patrocinada pelas duas principais centrais sindicais. A Força Sindical fez um ato-show, com farta distribuição de prêmios e manifestações de oposição, abrindo espaço inclusive para uma fala estapafúrdia do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti. A Central Única do Trabalhadores, a qual a FENAJ é filiada, também apelou para missas e shows, buscando atrair público e a atenção da imprensa. A presença de ministros no palanque acaba por reforçar as críticas de atrelamento da principal Central Sindical. Além disso, o último programa de TV da CUT, o Repercut, trouxe uma entrevista exclusiva com o presidente Lula. Além do tom oficialesco, a entrevista foi realizada pelo presidente da Central, Luiz Marinho, em um claro desrespeito à legislação profissional dos jornalistas.

Em função dos constantes ataques que a profissão tem sofrido em nosso país, a FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas de todo o Brasil, neste momento, realizam uma campanha nacional que visa chamar a atenção da sociedade brasileira para a necessidade imperiosa de valorizar a profissão e o jornalista.

Temos a convicção de que este objetivo passa pela valorização de todos os trabalhadores, a partir de políticas de defesa dos direitos trabalhistas e da garantia de condições de trabalho adequadas, que incluam emprego, salários dignos, proteção à saúde e relações respeitosas no trabalho. Especificamente, denunciamos o drama do desemprego, ao qual as empresas de comunicação continuam insensíveis, e as formas de precarização das relações de trabalho em todo o Brasil. Para a FENAJ, o dia do trabalhador pode e deve ser festejado, mas sem perder a perspectiva da mobilização e da luta.

A Diretoria"

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções