Uma longa espera. Só após dois anos e quatro meses de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu na manhã de hoje (29/04), no Palácio do Planalto, a primeira entrevista coletiva de tema livre à imprensa. Participaram profissionais de jornais, emissoras de televisão e rádio, jornais regionais, revistas e agências internacionais. A entrevista foi transmitida, ao vivo, pela Radiobrás e por outras emissoras.
O presidente fez um breve pronunciamento, antes do início das perguntas dos jornalistas, e disse que esta será a primeira de uma série de entrevistas coletivas que poderão ocorrer em Brasília e em outros estados da federação. "Eu sei que estou com dívida de fazer entrevista exclusiva para muitos jornalistas e possivelmente agora tenha chegado a hora de fazer isso e atender pedidos de entrevistas exclusivas", afirmou o presidente.
"Eu e o Palocci somos unha e carne"
Foto: Marcello Casal Jr./ABr
Antes tarde do que nunca. O presidente respondeu perguntas sobre temas variados, entre eles: salário mínimo, aumento dos militares, Venezuela, taxa de juros, salário do funcionalismo, denúncias sobre o ministro Romero Jucá, violência na cidade do Rio de Janeiro, autonomia e investigação sobre presidente do Banco Central, falta de sintonia na equipe de governo, relacionamento do governo com a Câmara dos Deputados, dívida do governo, qualidade de vida da população, erros do governo e metas de inflação.