Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
17/04/2005
PF deve investigar atentado contra jornalista
 

O atentado cometido contra o proprietário do jornal InfoBairros, Maurício Melato Barth, e as ameaças contra o jornalista André Gobbo, devem ser investigadas pela Polícia Federal (PF). Pelo menos este é o desejo de várias entidades de defesa dos jornalistas e da liberdade de imprensa, tanto no Brasil quanto no exterior. Vários pedidos já foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Santa Catarina e até ao Ministério da Justiça. Até um apelo internacional foi feito. Todos aguardam com expectativa uma decisão para o caso.

Barth foi alvejado nas duas pernas no último dia 23 de março, por desconhecidos que fugiram após o atentado. De acordo com seu relato, ele vinha sendo ameaçado de morte em função de denúncias publicadas no jornal InfoBairros, envolvendo a administração pública do município de Itapema, cidade de aproximadamente 30 mil habitantes do estado de Santa Catarina.

Os médicos disseram que ele enfrentará até 15 meses de tratamento para que consiga andar normalmente. Desde que deixou o hospital, o editor e sua família estão escondidos. O InfoBairros deixou de ser publicado e Barth não sabe quando poderá retomar o trabalho.

Gobbo, do jornal Independente, também vem recebendo ameaças pelo mesmo motivo. No dia 4 de abril, desconhecidos circularam pela rua em que ele mora, perguntando pelo colega. No mesmo dia, o mesmo carro foi visto nas imediações da casa do irmão do jornalista.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), Luis Fernando Assunção, pediu que a PF também proteja a vida dos dois profissionais. O atentado está sendo investigado pela Polícia Civil e vem sendo acompanhado pelo Ministério Público.

Repercussão Internacional

“O Brasil continua sendo um lugar perigoso para jornalistas”, afirmou o Comitê Para Proteção dos Jornalistas (CPJ). "Nós condenamos o violento ataque contra Maurício Melato Barth", disse a diretora-executiva do CPJ, Ann Cooper. "Apelamos às autoridades para que conduzam uma rigorosa investigação e processem os responsáveis", disse ela.

A organização Repórteres Sem Fronteiras está escandalizada com o atentado e pediu que seja feita uma investigação a nível federal, para que se esclareçam todas as responsabilidades no caso.

O deplorável atentado e o seu não esclarecimento reforçam no exterior a imagem de que o Brasil é um país corrupto e negligente com relação à proteção aos jornalistas e à liberdade de imprensa. As autoridades brasileiras deveriam estar atentas, pois o caso já foi incluído em todos os relatórios e registros de atentados à liberdade de imprensa no mundo - um belo dano à imagem do país.

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções