Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
07/04/2005
Que jornalismo queremos?
 

*Adalberto Wodianer Marcondes

Uma antiga reflexão que alguns de nós jornalistas fazemos é sobre modelos de financiamento à informação. Como fazer com que a informação que não tem lugar assegurado nas páginas da chamada "grande imprensa", mas que seja relevante para a sociedade tenha seu lugar nas páginas ou telas? Um modelo de financiamento à informação que leve em conta as necessidades de transformação, educação, reflexão e construção do mundo, da cidadania e da qualidade de vida nossa e das futuras gerações.

Hoje a responsabilidade de financiar o jornalismo que a sociedade recebe é das agências de publicidade. O modelo de organização destas empresas privilegia resultados que possam ser dimensionados em milhões de espectadores e ouvintes, centenas de milhares de leitores e outros grandes números. Ou seja, quando uma agência de publicidade decide colocar a verba de seus clientes em anúncios em um veículo, o que está sendo comprado é público. As empresas de comunicação, por seu lado, sabendo que seu produto não é mais a informação, mas sim o volume de leitores, passam a privilegiar conteúdos fáceis, sem nenhum questionamento ético ou moral, coisas que dão público.

Ou seja, virou um mercado de compra e venda de público. O jornalismo fácil, aquele que dá o que o público quer, este está recebendo dinheiro. O jornalismo crítico, sério, que leva a sociedade a refletir e a mudar seus rumos, o jornalismo que levou a grande maioria de nós para as faculdades de comunicação, este está morrendo de inanição.

Vamos seguir fazendo o jornalismo que o público precisa. Vamos continuar tendo o Jornal do Meio Ambiente, a EcoAgência, a Eco 21, a Ecologia e Desenvolvimento, o Água on line, o Eco, a Envolverde, o Repórter Eco, a Terra da Gente e muitos outros veículos que cotidianamente além de fazer jornalismo da melhor qualidade lutam para sobreviver em um mercado onde não falta dinheiro, mas sim visão de mundo.

*Diretor Responsável da Revista Envolverde (Revista Digital de Meio Ambiente e Desenvolvimento)

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções