A imprensa brasileira tem um papel fundamental a desempenhar na preservação da cultura e dos povos indígenas brasileiros. A questão exige um olhar atento. Vale lembrar que verbas públicas são destinadas para vários programas de saúde e alimentação dos povos indígenas. Mas, acompanhar essa questão não é uma missão fácil.
Para a nossa mídia, o índio brasileiro só é notícia pelo exotismo, morte ou pela barbárie. Índio não é pauta. Na grande imprensa não há espaço para os problemas e belezas dos povos indígenas.
Seja aliado da causa indígena
No mês em que comemoramos o Dia do Índio, “O Jornalista” pretende lançar o I Prêmio Pajé de Jornalismo voltado para a questão indígena brasileira. Estamos em busca de aliados e parceiros. O objetivo da premiação é incentivar a discussão da questão na mídia.
Mais do que povos do passado, os indígenas são povos do futuro, pois anunciam uma vida plena de significado humano. Para eles, a conquista das Américas não foi o começo de sua história. Os índios chegaram a este continente há aproximadamente 40 mil anos.
Nas antigas terras brasileiras viviam mais de seis milhões de pessoas, pertencentes à cerca de 900 povos diferentes. O processo de colonização, doutrinação religiosa e escravização, resultou no extermínio de centenas de povos e na destruição de uma imensa riqueza cultural.
Os índios brasileiros não podem continuar sendo tratados como estrangeiros em seu próprio país. Para aliar-se e apoiar esta iniciativa encaminhe um e-mail para ojornalista@ojornalista.com.br