"A imprensa e as mídias no Brasil" é o tema de um colóquio internacional que reunirá jornalistas e pesquisadores na Universidade da Sorbone, em Paris. Promovido pelo Instituto de Altos Estudos da América Latina e pela Rádio França Internacional, o seminário acontecerá na primeira quinzena de abril.
O "Presse & Medias au Brésil" convidou como oradores três pesquisadores do Núcleo de Estudo sobre Mídia e Política da Universidade de Brasília - NEMP/UnB. O professor Venício Artur de Lima tratará da concentração das mídias, em especial rádio e TV, no Brasil. Mauro Porto, que no momento leciona na Universidade de Tulaine em New Orleans, tratará do tema "A Política na Televisão". O jornalista Chico Sant"Anna, editor na TV Senado, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas do DF e também pesquisador do NEMP, abordará a multiplicação desenfreada de mídias corporativas. As "Mídias das Fontes" é o tema que ele desenvolve num doutorado na Universidade de Rennes 1. Ainda segue de Brasília o jornalista e cartunista Gou Gon, que analisará a situação atual das ilustrações na imprensa brasileira.
Do lado francês o evento reúne dois tipos de palestrantes. O primeiro é formado por correspondentes de veículos nacionais sediados em Paris. Dentre eles, Caco Barcelos, da TV Globo, Napoleão Sabóia, do Correio Braziliense, Gianne Carta, da Carta Capital e Reale Junior, do Estadão. O segundo grupo é composto por profissionais encarregados de editorias de veículos franceses que tratam de notícias sobre o Brasil. Do Le Monde, estará Paulo Paranaguá, do Le Figaro, Lamia Oualalou, Annie Gasnier e Milton Blair, da Rádio França Internacional. O Colóquio é coordenado pelo cientista político Stéphane Monclaire, professor da Universidade de Paris 1 (Sorbone).